Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Publicado por - 08/03/2013 - Psicanálise

Mecanismos de defesa

Alguns mecanismos de defesas são:

 

bio

RECALQUE = SUPRESSÃO de uma parte de um todo da realidade, alterando e deformando o sentido da realidade, ou seja, o individuo na ouve ou vê a realidade na integra, distorcendo a mesma. É o mais radical dos mecanismos de defesa. 
• FORMAÇÃO REATIVA = ocorre quando o EGO procura afastar o desejo que vai em uma determinada direção, e para isso o indivíduo adota uma atitude oposta a esse desejo.

• Racionalização = quando o individuo constrói uma argumentação intelectualmente convincente e aceitável, justificando os estados “deformados” da sua consciência. 

• PROJEÇÃO = É uma confluência de distorções dos mundos externo e interno, onde o indivíduo projeta algo de si no mundo exterior, e não percebe que aquilo que projetou é algo seu que considera indesejável. 

Todos de alguma forma são utilizados pelas pessoas em seus dia-a-dia, alguns mecanismos chegam a ser patológicos já outros não chegam a tanto, sendo apenas um mau hábito. Entretanto, todos modificam a realidade, sendo criados por nossa mente para nos proteger de perigos internos e/ou externos , reais e/ou imaginários.

Deixe uma resposta

Translate »